A Produção de Peças Industriais
Uma indústria é composta por inúmeros processos, dentro dela existem máquinas, ferramentas e peças que contribuem para que toda a cadeia de produção tenha um bom desempenho.
Assim, cada indústria possui um modelo de linha de produção, e possui também um tipo de produção de peças, que podem ser realizados em um centro de usinagem específico.
Neste artigo iremos falar dos processos de produção de peças e da linha de produção automobilística.
Tipos de produção de peças
As peças são muito importantes para uma indústria, independente de que setor é.
Assim, existem peças para as indústrias:
Têxtil;
Automobilística;
Petroquímica;
Alimentos.
As peças permitem que as máquinas funcionem de forma adequada, um exemplo são as peças de retificadoras de motores que asseguram o funcionamento de motores tanto de veículos pesados como de veículos leves, e permite que o produto feito tenha a qualidade mais perfeita.
Existem alguns tipos de metodologias que podem ser empregadas para a produção de peças industriais:
1. Peças usinadas
As peças usinadas são aquelas que passam por um processo de usinagem, que consiste em moldagem de peças. Um dos equipamentos mais usados para produção de peças é o torno com CNC (Controle Numérico Computadorizado).
As tornearia CNC são usadas tanto para a produção de peças como para dar acabamento à elas.
O torno é composto por placas de fixação e conta com um barramento em que ficam as ferramentas de moldagem.
A peça é colocada no eixo próxima as placas de fixação e então o torneiro realiza os procedimentos de usinagem.
2. Peças fundidas
Outro processo usado para a fabricação de peças é a fundição. Esse procedimento consiste no derretimento de ligas de ferro-carbono, que são despejadas em moldes no formato da peça desejada.
O molde é resfriado e então se dá o acabamento tanto por polimento como lixamento.
Por depender de moldes tem uma aplicação bem pequena, porém, consegue realizar peças complexas e com diferentes níveis de detalhes.
Um outro tipo de fundição é a injeção de plástico. Essa metodologia é nova dentro do mercado, porém, vem ganhando adeptos.
Isso porque o procedimento é rápido e consiste apenas no derretimento do plástico e a injeção em um molde, porém, ao contrário da liga metálica, esse molde pode ser reutilizado várias vezes em poucos segundos, possuindo uma escalabilidade maior.
A escolha entre a liga metálica e a injeção de plástico dependerá exclusivamente das necessidades que a indústria tem. Peças de plástico não se encaixariam bem em um motor, diferentemente das peças metálicas que dariam todo o suporte necessário para a retifica de cilindro mestre de freio.
Linha de produção automobilística
Cada indústria possui um tipo de forma de encaixar seus processos de produção de peças. Uma das linhas de produção que mais avançaram nos últimos tempos foi a automobilística.
Nessa indústria os esforços robóticos e humanos se entrelaçam em um ritmo perfeito para que o automóvel esteja completo.
Abaixo falaremos sobre algumas etapas do processo de fabricação dos carros, que passa por produção das chapas de aço, gravação a laser em metal do chassi e pintura.
1. Estamparia
A primeira fase de produção de um carro é estampar o modelo nas chapas de aço que chegam classificadas para cada tipo de modelo.
Elas são recortadas e programadas com as dimensões específicas que formarão o futuro automóvel.
2. Body shop
Também é chamada de estruturação e a fase responsável pela composição da carroceria. A produção começa quando a parte dianteira recebe a etiqueta de identificação e o robô utilizam seus braços mecânicos se juntando à parte dianteira e ao assoalho.
Cerca de 70% das soldas dos automóveis são feitas por robôs, isso porque soldam locais com difícil acesso para o homem. São cerca de 5000 pontos de solda.
3. Funilaria
Após as soldas, a carroceria recebe o número de chassi que é gravado no metal. E então o carro existe legalmente.
Depois, a carroceria passa por um acabamento para que a aparência do carro fique perfeita, esse processo é chamado de funilaria. Na funilaria se pode arrumar grandes e pequenas perfeitações que o veículo tenha.
4. Pintura
A pintura do automóvel começa com um pré-tratamento, retirando as impurezas de montagem. O carro é mergulhado em um líquido anticorrosivo, que nivelam a superfície da carroceria.
Depois a unidade passa pelo processo de calafetação e depois recebe uma camada de tinta feita com pistola pintura eletrostática a pó.
Após é realizada a aplicação de base por spray e então a cor final do veículo é dada. Depois ocorre a preparação mecânica, colocação dos pneus, passa por inspeção e então é destinado à venda.
Desse modo, vimos que a indústria possui diversas metodologias para a produção de peças, bem como cada indústria possuem linhas de produção específicas para determinadas demandas.
Fonte: http://hdtechnology.com.br