29/04/2024

BRASMAN PA

TELEFONE: (91) 3197-2304

Início » A POTÊNCIA DO POLO INDUSTRIAL DE BARCARENA/PA

A POTÊNCIA DO POLO INDUSTRIAL DE BARCARENA/PA

2 min read

Em Barcarena, no Estado do Pará, O Pólo Industrial no município tornou-se um importante exportador de commodities minerais. 

Uma movimentação crescente efetiva-se no porto de Vila do Conde, gerenciado pela estatal Companhia Docas do Pará (CDP) e por outros terminais privados. O município abriga a Vila dos Cabanos, uma company town construída para abrigar funcionários das grandes empresas metalúrgicas. Inicialmente, a Vila dos Cabanos era gerenciada por um órgão federal, mas atendia aos interesses privados das empresas metalúrgicas; as casas foram vendidas e, contemporaneamente, a área é administrada pela prefeitura.

Segundo a SEICOMTUR (Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo), atualmente encontram-se instaladas em Barcarena cinco empresas de grande porte: Alumínio Brasileiro S.A. (Albras), Alumina do Norte S.A. (Alunorte), Imerys Rio Capim Caulim S.A. (IRCC) e o Grupo Alubar. No entorno dessas grandes empresas, existe mais de uma centena de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de insumos. Empresas produtoras de fertilizantes como a Fertilizante Tocantins.

No entorno dessas grandes empresas, existe mais de uma centena de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de insumos. Empresas siderúrgicas, como a Usina Siderúrgica do Pará (Usipar), encontram-se em fase de implantação no Distrito Industrial de Barcarena.

A SEICOMTUR está promovendo diversas reuniões com as associações representantes das classes industriais para fomentar a união e desta forma trabalhar junto com as empresas visando a contratação de serviços locais.

A partir da próxima semana haverá oficinas com a participação da indústria e de prestadores de serviços de Barcarena.

“Barcarena hoje é o oitavo município com maiores condições de investimento para o setor da Indústria. Vamos trabalhar para chegarmos ao topo desta lista” – Disse Marcos Mendes secretário SEICOMTUR.

Fonte: SEICOMTUR. 25.05.2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *